Ergonomia ao volante

categoria
Saúde

4 min. leitura

27.05.2020

Cuidado com a sua postura ao dirigir!

Muitos motoristas reclamam de dores na região do tronco, e ciático.  Você que é motorista profissional, ou até mesmo que usa seu veículo para se deslocar de casa ao trabalho, ou fazer algumas viagens,  também sente dor na coluna?
Então aqui vão algumas dicas de ergonomia para quando você estiver ao volante:
- Quando estiver dirigindo, se esforce para apoiar toda a coluna no encosto;
- Sua cabeça pesa em torno de 5 a 6 Kg porém a carga que ela pode passar a sua coluna varia muito mais do que isso, podendo ultrapassar os 10kg. Então é muito importante que ela fique alinhada com o tronco, nem muito à frente e nem muito para trás. Assim sua cervical não sofrerá sobrecarga diminuindo então o risco de tensões. Ideal que seu osso ociptal esteja encostado no encosto para a cabeça que existe no banco.
- Cuide seus ombros, eles devem estar relaxados e alinhados um ao outro, nem a frente e nem muito atrás, mas sim neutros. O trânsito gera estresses e elevar os ombros se torna uma consequência causando tensão em trapézios, elevadores da escapula e outros músculos. Contraturas tensionais podem aparecer e mais dores surgirão.
- Seus cotovelos deverão manter-se flexionados e o mais próximos possível do corpo. O ideal é uma flexão de 120°. Assim ombros esterão mais relaxados e proporcionando ao seu tronco um maior contato com o banco do veículo.
- Ambas as mãos devem estar segurando o volante na posição 10h e 10 min, imaginando que o volante seja um relógio e suas mãos os ponteiros. Assim você estará mais seguro para qualquer manobra que exija agilidade e  até mesmo para evitar multa segundo consta no artiigo 252 do Código Brasileiro de trânsito.
- Sua coluna lombar deve estar em total contato com o banco do veículo. Algumas pessoas possuem um aumento da curvatura lombar, então nestes casos se faz necessário o uso de uma almofada ou toalha enrrolada para preencher o espaço sem contato entre a coluna e o banco.
- A regulagem do encosto do banco deve ser um pouco maior que 100° e menor que 120°, ou seja, deve haver uma leve inclinação para trás.
Também evite o uso de carteira ou qualquer outro volume no bolso de trás de sua calça/bermuda,pois isso ocasionará um desequilíbrio entre a altura de um quadril e outro.
- Seus joelhos deverão estar cerca de três dedos a frente do banco e flexionados um pouco mais de 90°mantendo os calcanhares em contato com o assoalho do veículo, assim a musculatura ficará relaxada e suas veias não serão comprimidas, mantendo então a normalidade da circulação dos membros inferiores. Distribua sempre seu peso entre o quadril e a parte posterior das coxas.
- Observe seus espelhos, os mesmos devem estar posicionados de tal maneira que você tenha uma boa visualização do ambiente sem que precise inclinar e girar a cabeça ou o tronco, apenas movimentando os olhos.
 E lembre-se, NÃO excedam os limites de velocidade, USEM sempre o pisca a qualquer conversão e COLOQUEM O CINTO DE SEGURANÇA.

Não é fácil conseguir ou manter a ergonomia porquê o cansaço do dia a dia faz com que busquemos, inconscientemente, um maior conforto. 
Musculaturas enfraquecidas e sem resistência não irão aguentar tal postura por longos períodos, tendo como tendência nos deixar próximo da posição horizontal. Pode até ser mais relaxante, porém as dores por tensão e contraturas virão e logo depois poderão surgir lesões articulares.
Então afim prevenir essas dores e as lesões pratiquem o hábito de se manterem ergonomicamente corretos e fazerem  a manutenção do seu corpo. Para essa manutenção e dicas ergométricas nossa equipe possui Acupunturista, Fisioterapeuta, Quiropraxista e Instrutor de Pilates e Treinamento Funcional aptos a lhe proporcionar os melhores cuidados e tratamento que você merece.
{"id":5,"name":"Amanda Michelin Spadari","archive_id":300,"biography":"Formada em Quiropraxia pela FEEVALE em 2010\nEspecialista em Cinesiologia Laboral pela Faculdade Am\u00e9rica Latina (FAL) em 2011","office":"Quiropraxista","link":null,"social_networks":null,"status":"1","file":{"file":"5ece71f2159f9.jpg","file_alt":null,"file_title":null,"external":"0","external_url":null,"type":"image"}}

Amanda Michelin Spadari

Quiropraxista

Formada em Quiropraxia pela FEEVALE em 2010 Especialista em Cinesiologia Laboral pela Faculdade América Latina (FAL) em 2011

Nossas Redes